02 novembro 2015

Resenha: Um Caso Perdido (Hopeless #1)



Título Original: Hopeless
Gênero: Romance/Young Adult
Autor: Colleen Hoover

Páginas: 384

Ano: 2014
Editora: Galera Record

Compre o seu aqui. 

Nota pessoal: 5/5  

Citação favorita: "Agora, quando estiver assustada, vou simplesmente pensar no céu e isso talvez me ajude a sorrir, pois sei que ele sempre estará bonito, não importa o que aconteça."

 Personagem Favorito: Dean Holder. No início do livro, confesso que não dava nada por Holder. O achava muito misterioso, e eu não sou uma grande fã de personagens que não esclarecem o que realmente querem. Mas ao decorrer do livro, Dean foi ganhando o meu amor, e ele pra mim é o melhor personagem do livro. Tão apaixonado pela Sky, que esteve ao lado dela nos piores momentos pelos quais ela passou.



Crítica: 


"Um Caso Perdido", dois jovens com um passado devastador. Um amor capaz de guiá-los numa jornada de descobertas.. Sobre vida, amor, traumas, confiança e, acima de tudo, o poder da verdade e da superação.



O romance new adult de Colleen Hoover conta a história de Sky, uma menina bem diferente de qualquer outra. Educada em casa, Sky só tem uma única amiga; Six. Com ela, cataloga garotos com quem costumam ficar como sorvetes, vivendo uma vida onde simplesmente não consegue criar laços amorosos com um garoto. Seu único desejo, é experimentar um pouco da vida de uma adolescente normal no ensino médio. Adotada na infância, Sky não consegue ter lembranças de seu passado antes da adoção, e sua mãe adotiva não lhe dá detalhes sobre a vida que ela tinha antes do que sua memória consegue lembrar, e nem sobre o seu suposto pai biológico que ainda está vivo.

Logo na primeira página, percebi que o livro seria bem forte, já que mostra Sky em uma situação futura, um tanto quanto desesperadora, o que me deixou muito curiosa para prosseguir com a leitura pra saber o que aconteceria nessa cena. E então no segundo capítulo, a autora nos faz voltar a 2 meses atrás do acontecimento do primeiro capítulo -já sei que vai vir treta futuramente! hahaha-.


" Danem-se todas as primeiras vezes, Sky. A única coisa que importa pra mim com você são os para sempre. "


Nesse início do livro, Sky está com Grayson , seu peguete que costuma frequentar seu quarto durante noite, sempre entrando pela janela escondido. E o mais engraçado de tudo, é que sua amiga Six, está com um amigo de Grayson do outro lado da rua. São tão amigas que até planejam com quem, e como vão ficar com os garotos! hahaha. A situação das amigas com os garotos não dá muito certo, e então acabam dispensando os caras, e passam uma noite entre amigas.


Six vai para um Intercâmbio em alguns dias, mas antes, convence Sky a se matricular na escola local pra cursar o último ano do Ensino Médio. Mesmo um pouco desmotivada por ter quer enfrentar tudo isso sozinha, Sky decide se matricular.
E já no primeiro dia de aula, é hilário a "boa recepção" que fazem à Sky. Mesmo ausente do mundo estudantil, Sky tem uma fama e tanto na escola, por causa de seu comportamento em relação a garotos com a sua amiga Six, e pelas garotas do colégio não serem muito fãs dela, no seu armário na escola, deixam bilhetes ofendendo ela por ser a maior pegadora! E o que eu achei genial, é que ela simplesmente não liga, e tira o maior sarro dos bilhetes que deixaram para ela, e se aproveita do dinheiro que essas garotas deixaram no armário dela - oi? haha- . Na hora do almoço quando Sky vai a cantina, um garoto super louco, Breckin, simplesmente chega puxando o braço dela, e ainda diz que estava a esperando! Mal sabia Sky que esse seria o bff dela, que propôs uma aliança (?) com ela contra os idiotas da escola e pergunta se ela quer ser a nova melhor amiga dele! Como alguém recusaria, gente? hahaha.


"É porque não existe escolha certa. Ás vezes, precisamos escolher entre um monte de escolhas erradas, sem a possibilidade de nenhuma certa. Você simplesmente tem de decidir pela escolha errada que parece menos errada."


E ainda no primeiro dia de aula, após a escola, Sky vai ao mercado e encontra uma colega de classe que trabalha nesse mercado, Shayna, e lá, ela conhece Dean Holder, um garoto enigmático que aparentemente deixou a cidade e a escola a um ano, por motivos que ninguém verdadeiramente sabe, após supostamente ele ter sido preso por agredir uma menino de sua escola! Sky pela primeira vez se sente atraída por um homem quando ela e Holder trocam olhares. E quando ia embora do mercado, Holder segue Sky até o carro, e de uma forma muita estranha, pergunta seu nome, por achar que a conhecia de um lugar. E é aí que tudo começa, onde essa história maravilhosa se desenvolve pra algo inimaginável. Se eu fosse vocês, não perderia tempo, e correria pra ler o que acontece entre Sky e Holder.





Eu fiquei apaixonada por cada um dos personagens do livro e suas histórias bem elaboradas de formas bem diferentes. Holder entrou pra minha longa lista de paixões literárias, e sem dúvidas, ele e a Sky são um dos meus casais preferidos. Sky é forte, e extremamente corajosa por enfrentar diversas situações complicadas pelas quais ela passa ao saber mais sobre seu passado ao longo da história, e que mesmo com todos os problemas, ela não se deixou esmorecer, e com ajuda do Holder ela tentou superar e ir atrás de muitas coisas. A forma como os dois se sentiram ligados um ao outro desde que se viram pela primeira vez, e como só com Holder a Sky conseguiu amar, criar laços, parece até coisa do destino -rsrs- .


" Não existe nada como a culpa que sentimos quando percebemos que nosso próprio coração é capaz de amar o mal. "


Eu sou um pouco suspeita pra falar de qualquer livro da -maravilhosa- Colleen Hoover. Sou apaixonada pela autora, e por qualquer coisa que ela escreva. Ela é uma das minhas autoras atuais preferida; então, decidi comprar o livro na Bienal do Livro 2015 (que aconteceu em Setembro) daqui do Rio de Janeiro, e tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a autora no evento literário, e ainda tive meus livros autografados por ela. Acreditando que a história seria incrível, como qualquer outra da autora, comprei o livro, e confesso que lendo a sinopse, achava que seria uma história sobre uma garota fútil, que pega muitos caras, mas que acaba se apaixonando de verdade por um bad boy misterioso, que tem a necessidade de saber tudo sobre ela. Mas começando a ler o livro, ele acabou me surpreendendo de uma foma totalmente inesperada, e eu percebi que a história é muito mais profunda do que eu poderia imaginar, abordando assuntos sérios, como abuso, violência, sequestro e diversos outros temas. "Um Caso Perdido" foi uma doce surpresa pra mim. Colleen Hoover mais uma vez não perdeu a mão, e me fez sorrir, chorar, ficar com raiva, ficar alegre, e mais uma mistura de sentimentos em uma só leitura que só os livros da Colleen podem proporcionar. Aprendi, refleti, e posso afirmar que tirei diversas lições sobre força, coragem, confiança e amor dessa história.


 Curiosidades:

Colleen Hoover nasceu 11 de dezembro de 1979, em Sulphur Springs, Texas. Ela cresceu em Saltillo, Texas, e formou-se a partir de Saltillo High School, em 1998. Em 2000, ela se casou com Heath Hoover, com quem ela já tem três filhos e um porco chamado Sailor. Hoover formou na Texas a & M-Commerce com uma licenciatura em Serviço Social. Ela trabalhou vários projetos de ação social e de ensino, até que ela começou sua carreira como escritora em 2006. É autora de diversos livros que figuraram em #1 no The New York Times como "Maybe Someday", "Métrica", "Pausa", "Essa garota", "O lado feio do amor" e " Sem esperança".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...