05 setembro 2015

Resenha: O Lado Feio do Amor [Especial Bienal do Livro 2015]



Título Original: Ugly Love
Gênero: Romance/New Adult
Autor: Colleen Hoover

Ano: 2014
Editora: Galera Record

Compre o seu aqui. 

Nota pessoal: 4/5  

Citação favorita: "As partes feias do amor não podem te levantar, elas te DERRUBAM. Elas te seguram. Te afundam. Você olha pra cima e pensa, eu queria estar lá em cima. Mas você não está."

Personagem Favorito: Eu preciso ser sincera: Os dois personagens principais, Miles e Tate, me irritaram de alguma maneira em boa parte do tempo! haha. Porém, preciso dizer que ambos tem suas qualidades e elas são bem marcantes. E entre eles dois, fico com Miles, disparadamente. 





Crítica:

Ninguém nunca falou que o amor poderia ter um lado feio. Quando misturado á culpa, o amor pode ser algo que destrói ao invés de fortalecer. E o que fazer quando o que te machuca é a mesma coisa que te faz bem?


Amor pelo dicionário tem como uma de suas definições "Afeição profunda a outrem, a ponto de estabelecer um vínculo afetivo intenso, capaz de doações próprias, até o sacrifício". Creio que essa seja uma das palavras mais importantes do dicionário. Que palavra pequenina! 4 letras e só, mas quanto poder há nelas. Eu fielmente acredito que há poder nas palavras. Seja pra construir ou pra destruir. E "amor", eu sempre pensei, tinha apenas o poder de construir, fortalecer e fazer flutuar. E o que acontece? Vem Colleen Hoover, com seu livro "O Lado Feio do Amor" e me prova o contrário. Sim, o amor pode ter seu lado feio. É verdade, acredite. Sim, eu sei que isso pode parecer um pouco desanimador. Pois é, a vida e os contos de fadas não coexistem sempre. Mas calma, nem tudo está perdido. A decisão, contudo, de qual lado viver, é inteiramente sua. E então, qual vai ser?  


 


Esse foi o primeiro livro (e segundo trabalho) de Colleen Hoover que ali após ler uma outra obra dela, a trilogia "Slammed", pela qual sou completamente, inegavelmente e irremediavelmente apaixonada. Então, imaginem vocês a "pressão" que se encontrava sobre "O Lado Feio do Amor"! Será que ela seria capaz de escrever algo tão brilhante quanto? Essa é a pergunta que eu me fazia antes mesmo de virar a primeira página. O desafio parecia grande, grande demais. E não coincidentemente eu escolhi exatamente este livro para ser o próximo livro da autora a ler. Bem, "Ugly Love", o título original, está fazendo um sucesso estrondoso no Exterior. É sério! Esse é o maior sucesso da autora até então e seus direitos para o cinema foram comprados. É isso mesmo, "Ugly Love" vai virar filme e já tem até o ator confirmada para viver o protagonista Miles. E como se isso tudo não bastasse, o livro foi lançado recentemente aqui no Brasil e a própria Colleen Hoover, estará aqui no Rio de Janeiro na Bienal do Livro para autografá-lo. Como podem ver, motivos não me faltavam para lê-lo. É, o escolhido da vez tinha que ser ele, "O Lado Feio do Amor".

 

O livro nos conta simultaneamente as histórias de Tate Collins, no presente e Miles Archer no passado. Tate é uma jovem que acaba de se mudar para São Francisco. Foi morar com o irmão mais velho, Corbin, a fim de se dedicar ao mestrado em Enfermagem e conseguir um novo emprego. Estes eram os planos de Tate. Nada de se envolver com alguém, nada de distrações, simples assim. O que ela não contava, era que assim que chegasse ao seu novo lar, encontraria alguém deitado, bêbado, na porta de seu apartamento, chorando. Ela muito menos imaginava que esse homem é o melhor amigo e vizinho de seu irmão e simplesmente um dos caras mais lindos e atraentes que já viu na vida. Não, ela não poderia jamais imaginar isso, e muito menos no que estaria prestes a se envolver.


“É assim que que acontece quando uma pessoa desenvolve atração por alguém. Ele não estava em nenhum lugar e de repente, ele estava em tudo. Quer você queira ou não.”

Miles é um piloto de avião muito bem sucedido. Vive dedicado ao seu trabalho, e poucas são as pessoas em seu círculo social. Quase nunca sai, ninguém o vê andando com alguma mulher... sua vida é uma verdadeira incógnita para muitos. Um pouco menos para Corbin, seu melhor amigo e vizinho de porta. Os dois mantém uma relação bem próxima, tratam-se basicamente como irmãos. Miles é um daqueles caras que basta um simples sorriso para fazer derreter o coração de qualquer mulher, ele é inegavelmente muito atraente. O que muitos não sabem, é que por trás de seus simples sorrisos, esconde-se um triste, doloroso e complicado passado. Muitos anos se passaram, mas as marcas, profundas, continuam presentes, sempre. Uma grande e pesada barreira emocional impede que ele se entregue a qualquer sentimento. Miles não quer se envolver, não pode. Isso porém, não impede que ele tenha um outro tipo de relacionamento...


"O feio do amor se torna você. Consome você. Faz você odiar tudo. Faz você perceber que mesmo todas as coisas bonitas dele não valem a pena. Sem as partes bonitas você nunca arriscaria se sentir assim.Você nunca se arriscaria a sentir o feio. Então você desiste. Você desiste de tudo. Você nunca quer amar novamente, não importa de que forma, porque nenhum tipo de amor vale a pena viver o feio do amor novamente. Eu nunca vou me deixar amar de novo, Rachel. Nunca."


Assim que se conhecem, Miles e Tate sentem uma atração mútua muito forte. É como se por força magnética, os dois fossem puxados, um de encontro ao outro. Os dois tentam resistir, lidar com isso ou simplesmente esquecer, mas não dá. Miles sabe o que quer, Tate também. O que ela porém não sabe ainda, é que se eles querem se entregar ao desejo um pelo outro, Miles tem duas regras: Não pergunte pelo seu passado e não espere um futuro. Simples e objetivo. Nada de companheirismo, cumplicidade e romance. O que pode existir entre eles, só o que pode existir entre eles é algo sem compromisso, casual. Enum primeiro momento, isso é exatamente o que os dois estão procurando. Com o tempo porém, isso passa a não ser exatamente o que Tate quer, mas se é tudo o que Miles pode oferecer, por que não aceitar? E com esse pensamento, os dois embarcam em um tumultuado, difícil mas prazeroso envolvimento. Onde no final, a certeza é uma: Alguém sairá dessa machucado, e Tate sabe que esse alguém é ela. Entorpecida de desejo, ela nega todas as evidências de que esse relacionamento, eles, nunca vai acontecer.


"O amor nem sempre é belo, Tate. Às vezes, você passa todo o seu tempo esperando que ele será, eventualmente, algo diferente. Algo melhor. Então, antes que você se dê conta, você está de volta ao ponto de partida, e você perdeu seu coração em algum lugar pelo caminho."

Conforme o tempo passa, Tate se vê cada vez mais envolvida nessa relação. Ela porém prometeu e concordou com as duas regras impostas por Miles. Por que então é tão difícil para ela não perguntar sobre o misterioso passado dele e não sonhar com um futuro juntos? Quando estão juntos, Tate esquece de tudo: Das duas regras, das consequências disso e até mesmo do que seu irmão pensaria se descobrisse. Só o que importa é a conexão que existe entre os dois. Mas quando esses momentos passam, só o que sobre é pesar. Até quando ela permitirá que isso aconteça? Por que ele simplesmente não a deixa entrar em sua vida? Tate continua insistindo, ultrapassando toda e qualquer barreira, lutando por aquilo que ela acredita que possa existir entre eles um dia: Amor. Será possível?


"Você ainda está comigo porque você acha que eu vou mudar de idéia? Porque você acha que há uma chance de eu me apaixonar por você?"


É impressionante a capacidade que Colleen Hoover tem de me surpreender, emocionar, prender e encantar com seus livros. Eu soube, desde a primeira linha de "O Lado Feio do Amor" que eu adoraria esse livro. Colleen é sem dúvida alguma uma das melhores autoras do momento. Sua escrita é cativante, seus personagens são muito reais. Eu não poderia ter terminado essa leitura mais feliz e satisfeita. 

Constantemente durante a leitura, o livro nos faz questionarmos a nós mesmo sobre as consequências de viver um amor intensamente e até onde nós poderíamos ir por acreditar que ele é possível, mesmo com todas as evidências de que estamos errados. O lado feio do amor é real, e é esse lado que Hoover explora de forma tão excelente. Sem demagogia ou coitadismo. Claro e direto. O livro é repleto de quotes marcantes e impactantes, a leitura é rápida, simples e muito prazerosa. A história passa com tamanha fluidez que quando menos se espera, o livro já está finalizado, e o gosto de "quero mais" é só o que resta. Uma vez mais, Colleen caprichou ao escrever, só confirmando o que eu já sabia: Ela simplesmente tem o dom de escrever bons enredos. Sobre a edição, diagramação e capa, nada muito a declarar. A capa é muito bonita e conta com alto-relevo em algumas partes. A letra porém, poderia ser um pouco maior, assim como as páginas, que são brancas e bem semelhantes á papel ofício, também me desagradaram. Isso deu ao livro uma aparência um tanto quanto simples demais. Nada porém que desestimule a leitura ou atrapalhe de forma grotesca. A história definitivamente vale a pena.


Você está preparado para conhecer o lado feio do amor? Embarque nesse romance de tirar o fôlego e descubra que quando o desejo e o amor são aliados, nada é capaz de detê-los. 

 

 Curiosidades:

Colleen Hoover nasceu 11 de dezembro de 1979, em Sulphur Springs, Texas. Ela cresceu em Saltillo, Texas, e formou-se a partir de Saltillo High School, em 1998. Em 2000, ela se casou com Heath Hoover, com quem ela já tem três filhos e um porco chamado Sailor. Hoover formou na Texas a & M-Commerce com uma licenciatura em Serviço Social. Ela trabalhou vários trabalhos de ação social e de ensino, até que ela começou sua carreira como escritora. Estará presente no dia 03/09 na Bienal do Livro no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...