08 janeiro 2014

Li até a página 100 e... #2 - Harry Potter e a pedra filosofal



Hoje vamos falar de “Harry Potter e a pedra filosofal”, primeiro livro da saga do famoso bruxo conhecido não só no universo dos livros, sendo bem popular também do universo cinematográfico. Escrito pela autora J. K. Rowling e publicado no Brasil pela Rocco, a saga rapidamente conquistou uma legião de fãs, dentre eles eu. Mas quando a saga foi lançada eu era muito jovem e nem sonhava em ser uma leitora, então confesso ter primeiro visto todos os filmes dezenas de vezes e só agora estar lendo os livros. Vamos a ele!






Primeira frase da página 100:

“Pior que o Poltergeist, se é que era possível, era o zelador, Argo Filch. ...”



Do que se trata o livro?

O livro conta a história do famoso bruxo no mundo da magia, Harry Potter. Conhecido por todos após mesmo sem saber e ainda bebê, ter derrotado o mais temido dos bruxos. Depois de ter seus pais assassinados nessa mesma noite e por esse mesmo bruxo, Harry é deixado na porta da casa da família Dursley. Após uma infância triste, Harry recebe de aniversário seu maior presente, a descoberta de que ele é um bruxo e a carta de aceitação na famosa escola de magia e bruxaria de Hogwarts, pois como um bruxo tem que ser educado como tal. Sob direção do sábio professor Alvo Dumbledore, ele aprende a fazer poções, feitiços e a “pilotar” vassouras. Mas para prosseguir vitorioso, precisa aprender dominar a sabedoria contida em valores simples da vida como a amizade, perseverança e o amor.




O que está achando até agora?

Por já conhecer a história, não há aquela ansiedade de saber o que vai acontecer. Fiquei impressionada de como o filme é fiel ao livro, pelo menos até agora. Mas como em todas as adaptações, o livro é mais detalhado e a riqueza de detalhes descrita pela J. K. Rowling me surpreende a cada página. E eu que já era fã da saga, passo a amá-la cada vez mais.



O que está achando do personagem principal?

Harry até agora nos mostra sua insegurança por não saber nada sobre o mundo da magia. Mas também nos mostra características dele bem conhecidas, como: a vontade de sempre descobrir novas coisas, a impaciência para pessoas que se acham o centro do mudo e conceitos básicos de solidariedade e amizade, mesmo nunca tendo tido amigos.




Melhor quote até agora:

“Harry virou de novo o cartão e viu, para ser espanto que o rosto de Dumbledore havia desaparecido.- Ele desapareceu!- Ora, você não pode esperar que ele fique aí o dia todo. Depois ele volta. Não, tirei a Morgana outra vez e já tenho umas seis.. Você quer? Pode começar a colecionar.”





Vai continuar lendo?

Certamente. Não só esse mais todos os livros da saga.




Última frase da página:

“... Severa e inteligente, fez um sermão no instante em que eles se sentaram para a primeira aula.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...